sábado, 15 de junho de 2024

Pico da Mitra do Bispo


Minha aventura começou na  cidadde de Alagoa ( sul de Minas Gerais ) conhecida como a cidade do queijo. Sigo em direção da Serra Verde ( Serra da Aparecida ) onde fica localizado o Pico da Mitra do Bispo 2195 m. 
 

Ao iniciarmos a subida nos deparamos com plantações de oliveiras.

O azeite produzido na Mantiqueira é de excelente qualidade. Tanto o clima e a altitude favorece o cultivo na região. Infelizmente as encostas da serra e os vales mais baixos foram desmatados e hoje sobressai o reflorestamento de eucaliptos e pastagens para o gado.



Visual das oliveiras com as encostas da Mitra do Bispo ao fundo. 
Essa estrada liga Alagoa a Bocaina de Minas e percorre o planalto da Serra Verde que possuí uma das últimas concentrações bem preservadas de araucárias que restaram na Mantiqueira.

Ao se aproximar do alto da serra as araucárias aparecem dominantes na paisagem, juntamente com um microclima bem mais frio.
Depois de uma subida muito íngreme com várias curvas chegamos ao topo da serra. Nesse ponto bem em frente a uma porteira se inicia a trilha para o Pico da Mitra do Bispo.
Hoje resolvi explorar esse magnífico platô com suas densas matas de araucárias e deixando seu ponto culminante para o dia seguinte.
Dá estradinha podemos apreciar o visual das matas de araucárias que domiman a região com o Pico da Mitra do Bispo ao fundo. 



Lindo exemplar de Pinheirinho Bravo ( podocarpus Lambertii ) espécie associada a ocorrência da araucária.


Essa estrada fica em uma altitude média de 1600 m acima do nível do mar e me lembra muito as caracteristicas paisagisticas de Campos do Jordão.

A estradinha de terra passa por campos naturais de altitude e as vezes por bosques quase puros de araucarias e podocarpus.


No interior desses bosques podemos encontrar o Xaxim ( Dicksonia Sellowiana )

Aqui fica a divisa dos municípios de Alagoa com Bocaina de Minas.


Aqui fica a casa do Sr Quinca, que vive no local a mais de 30 anos sendo um dos moradores mais antigos da região. O Sr Quinca afirma que o clima mudou drasticamente e não faz tanto frio como antigamente, contando que no passado tudo congelava e a geada ficava dias nas áreas de sombra e atualmente quase não tem geado mais e quando acontece é de fraca intensidade. 
 
 
 Pedi algumas informações ao Sr Quinca sobre a região, que me indicou ir até um local conhecido como Quatro Óleos, afirmando ser um dos lugares mais bonitos da serra e também visitar a Fazenda Mitra do Bispo. 
Sigo em direção ao Quatro Óleos
Podemos ver a estrada que sobe para o Mirante Zé Manuela

Pelo caminho lindos vales vão surgindo e a beleza da floresta ombrófila mista desse pedaço da Mantiqueira me faz acreditar que nem tudo ainda está perdido.

Uma casinha de madeira em meio as araucárias

Chegada a porteira da Fazenda Mitra do Bispo com visual do pico ao fundo.
Um pequeno Plátano com suas folhas douradas pelo outono que já está no fim. Espécie exótica muito utilizada em climas temperados.

Uma pequena igreja e bem ao lado uma placa mostrando a direção do povoado de Quatro Óleos. Infelizmente a porteira da fazenda estava trancada , então resolvi voltar para tentar subir o mirante do Zé Manuela ainda neste dia.


De volta para a estrada principal , sigo em direção ao mirante.
                                            Inicio da subida
Durante a subida para o mirante podemos apreciar o visual da Mitra do Bispo com 2195 m de altitude.
Não demora muito a paisagem se abre ao atingirmos os campos de altitude.
É possivel ver parte do Parque Nacional do Itatiaia e desse ponto podemos apreciar o imponente Pico das Agulhas Negras.

A trilha para o mirante começa no fundo do vale a aproximadamente 1550 m de altitude e atinge os 1700 m na parte mais alta.

Na parte mais alta a estradinha para o mirante desce e sobe até chegar no final.

Alto do mirante Zé Manuela com vista para Santo Antônio do Rio Grande.

Visual da Pedra Selada na região de Visconde de Mauá

Na década de 40 com a construção da Companhia Siderúrgica Nacional ( CSN ) na cidade de Volta Redonda RJ, o consumo de madeira se tornou intenso para manter o funcionamento dos fornos desta empresa e isso causou um enorme impacto ambiental levando grande parte das florestas nativas ao chão. 

A Serra Verde foi um dos poucos lugares poupados e mesmo assim há relatos de moradores que araucárias centenárias foram derrubadas e por muito tempo caminhões desciam a serra carregados de toras de madeira. Hoje existe um projeto para transformar a região em RPPN ( Reserva Particular de Patrimônio Natural )
No alto do mirante a paisagem é de campos de altitude intercalados por matinhas com caracteristicas nebulares.
Próximo do ponto mais alto aparece uma bela mata de araucárias.
Inicio da trilha para o Pico da Mitra do Bispo.


O inicio da trilha passa perto da encosta dominada pela densa mata


Vista do que me espera pela frente. Um imponente pico com uma subida muito íngreme e exaustiva.
Unico ponto de água de toda trilha
Vista para o interior do planalto

Não demora muito a trilha entra dentro da mata fechada cheia de bromélias e uma subida implacável começa e em alguns trechos o caminho desaparece em meio a vegetação entrelaçada de bambuzinho.

Depois de umas 2 horas de sofrimento tentando vencer a barreira da floresta fechada que se formou no trajeto , consigo atingir uma vegetação mais baixa de pequeno porte e assim possibilitando apreciar a paisagem e voltar a fotografar.

Vista para a cidade de Alagoa com o Pico do Garrafão ( Pico de Santo Agostinho ) 
Vista para o Pico das Agulhas Negras e todo planalto do Itatiaia.

Percebemos também o tamanho da degradação ambiental.

Dá pra ver a Fazenda da Mitra do Bispo no caminho para o Quatro Óleos , onde estive no dia anterior.
No cume da Mitra do Bispo á 2195 m  existe uma matinha com uma araucária solitária.
Depois de contornar o cume por uma ladeira rochosa , tive acesso a outra face com vista para as montanhas de Bocaina de Minas

Sem dúvidas nenhuma essa região merecia ser um parque estadual ou até mesmo nacional.

Vista para o Parque Estadual da Serra do Papagaio 
Vista para o Pico do Papagaio entre nuvens.