sábado, 16 de abril de 2016

Pedra do Sino ( Parque Nacional da Serra dos Orgãos )

Minha aventura começou na cidade de Teresópolis ( RJ ) onde fica a sede do Parque Nacional da Serra dos Orgãos.
Belo visual do Pico do Dedo de Deus visto do lago da Granja Comary.
Na Granja Comary a seleção brasileira de futebol costuma se preparar para grandes competições
O Parque Nacional da Serra dos Orgãos possuí 20 030 Ha abrangendo os municípios de Petrópolis, Teresópolis, Magé e Guapimirim. As principais atrações do parque ficam por conta de suas magníficas montanhas e o roteiro principal é a travessia Petrópolis x Teresópolis com 30 km que exige 3 dias de caminhada, grande parte acima dos 2000 m de altitude.
Da portaria onde começa a trilha temos um belo visual do desafio que iremos enfrentar pela frente. A trilha sobe pela floresta serpenteando as encostas íngremes desses imensos paredões até alcançar o alto dos campos de altitude.
Meu objetivo é conquistar o ponto culminante do Parque Nacional da Serra dos Orgãos, a famosa Pedra do Sino com 2263 m de altitude. 

São 11 km de trilha e  aproximadamente 6 horas de caminhada pesada ladeira acima que começa na portaria do parque ( 1100 m ) até o cume da Pedra do Sino ( 2263 m ). Vale lembrar que essa aventura deve ser feita no inverno onde os dias são mais frios e secos, sendo descartada no verão devido as repentinas tempestades que assolam a serra e o denso nevoeiro que impossibilita apreciar a paisagem.  
O dia estava frio e ensolarado, perfeito para uma caminhada.
A trilha sobe pela floresta bastante fechada e depois de umas 2 horas de caminhada vão surgindo  clareiras na mata com lindos mirantes naturais. 
A trilha é muito íngreme exigindo muito esforço físico dos aventureiros.   

Na trilha só existe uma bica d´água, por isso é muito importante abastecer.

Ganhando altitude o visual fica ainda mais impressionante com um mar de montanhas a perder de vista.



Vista para a cidade de Teresópolis com o maciço dos Três Picos de Salinas e o Pico da Caledônia em Nova Friburgo.
Teresópolis

Aqui a trilha começa a subir acima do limite da floresta e se aproximando das gigantescas rochas que dominam a parte alta das montanhas.








Depois de 5 h de subida, caminhamos por uma vegetação mais aberta e de pequeno porte.






Enfim alcançamos os campos de altitude da Serra dos Orgãos.

A floresta ficou para trás e agora caminhamos acima de 2000 m nos campos de altitude 
Essa vegetação é muito semelhante a encontrada nos campos de altitude do Itatiaia.

Já é possível avistar a Pedra do Sino.


A imponente Pedra do Sino domina as alturas do parque com seu cume rochoso.
Nas proximidades da Pedra do Sino existe um abrigo de montanha conhecido como "Abrigo 4" a 2130 m de altitude.
Através do site do parque é possível reservar uma vaga para pernoitar no Abrigo 4. O abrigo é muito usado pelos aventureiros que fazem a travessia até Petrópolis, sendo uma boa opção para quem deseja subir a Pedra do Sino e ver o nascer do sol do ponto mais alto do parque. 
Vale lembrar que nesse local o frio é rigoroso podendo negativar no inverno e a geada costuma cobrir a paisagem com frequência, sendo comum também as poças d'água amanhecerem congeladas. Obs: Digo isso porque já vi fotos de amigos que acamparam no Abrigo 4 e ouvi vários relatos de frio severo no local.
A trilha passa pelo abrigo 4 e sobe em direção a Pedra do Sino.
Subindo a Pedra do Sino podemos apreciar a Pedra do Papudo com suas enormes rochas. O Papudo tem 2219 m de altitude e era considerado o ponto mais alto da serra, porém no ano de 1841 o francês George Gardner ao escalar o Papudo fez novas medições e conquistou o cume da Pedra do Sino que passou a ser o ponto mais alto do maciço.
É possível apreciar os 3 Picos de Salinas e o ponto culminante de toda serra do mar brasileira, o Pico Maior de Friburgo com 2366 m de altitude, conjunto montanhoso localizado no Parque Estadual dos Três Picos no município de Nova friburgo ( RJ ). E também o Pico da Caledônia ( 2257 m de altitude ).


Próximo do cume enormes formações rochosas vão surgindo 
Cume da Pedra do Sino com 2263 m de altitude.


No cume aparece lindos arbustos característicos dessas altitudes 
Vista para Guapimirim.


Do cume da Pedra do Sino é possível avistar o oceano Atlântico e a Baía de Guanabara.
Bloco sinalizando o cume da Pedra do Sino com 2263 m de altitude.
Temos um lindo visual do rochoso dos Castelos do Açu com 2236 m de altitude, onde é possível chegar no segundo dia da travessia para Petrópolis. A Serra dos Orgãos possuí a 2° maior área de campos de altitude do estado do RJ, atrás apenas do planalto do Itatiaia. 

Vista para profundos vales em direção ao distrito de Itaipava. No alto a direita a Pedra do Papudo com seu enorme paredão vertical.



Visual da trilha que segue para os Castelos do Açu, daqui é possível avistar o Vale das Antas com densas matas nebulares que encantam a imensidão dos campos de altitude. São 8 km de trilhas que separam o Açu da Pedra do Sino.



O cume da Pedra do Sino fica bem próximo de abismos de tirar o fôlego.
O Papudo se destaca na paisagem com suas 3 torres de pedra em seu cume.

A travessia Petrópolis x Teresópolis é conhecida como a trilha mais bonita do Brasil ! Porque será ?




Nenhum comentário:

Postar um comentário