sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Cachoeiras de Urubici.


 Minha aventura começou na cidade de Urubici
Visual da cidade desde o mirante
 Urubici  é uma pequena cidade com pouco mais de 10 700 habitantes localizada no fértil vale do rio canoas conhecida como a terra das hortaliças, também se destaca pelo cultivo da maçã e da erva mate. Mas o turismo é o forte do município que ganha grande destaque por possuir as maiores atrações da serra, como o Morro da Igreja,  Serra do Corvo Branco, Campos dos Padres e muitas cascatas.


Urubici fica localizada a 915 m de altitude e sua área urbana não é tão fria quanto seus vizinhos São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra. O frio rigoroso fica nas partes altas do município como no Morro da Igreja e nas localidades de Mundo Novo e Vacas Gordas.


A primeira cascata que visitei foi a do Véu de Noiva que fica no caminho para o Morro da Igreja a aproximadamente 1370 m de altitude




Acomodações



A cascata Véu de Noiva fica localizada em um lindo vale repleto de araucárias e xaxins


Restaurante com a cascata ao fundo







Cascata Véu de Noiva um lindo cartão postal da serra










 No dia seguinte visitei a Cascata do Avencal que tem 100 m de queda.
 A cascata fica na subida da serra saindo de Urubici sentido São Joaquim, está localizada dentro do parque do Avencal a aproximadamente 1220 m de altitude
 Visual da assustadora queda de 100 m


 Cascata do Avencal


Por fim deixei o mais lindo lugar para o ultimo dia, a Cachoeira da Neve.
No caminho para a Cachoeira da Neve, uma breve parada para apreciar essa enorme araucária que talvez seja a maior da região de Urubici. No local tem até uma placa informando a idade da árvore que é de aproximadamente 400 anos.


                                                                                                                                                                                                                      Um gigante que sobreviveu ao ciclo da extração de madeira que destruiu 99 % das matas de araucárias do país.                                         

 
Visual da estrada com as araucárias gigantes.
.
Chegando no Arroio do Engenho tive uma breve conversa com o proprietário do local que falou sobre a trilha da cachoeira e me deixou intrigado ao dizer que ali estava os maiores xaxins da Serra Catarinense com muitos superando os 10 m de altura.


Logo no inicio da trilha a mata de xaxins já mostra toda sua exuberância.
No local tem uma placa informando sobre a floresta de xaxim centenário 


Pequenos riachos enfeitam ainda mais o caminho
A Dicksonia Sellowiana conhecida popularmente como Xaxim é encontrada na mata atlântica da região sul e sudeste do Brasil estando relacionada as terras altas e frias juntamente com a ocorrência da araucária.  Aparece também na América Central, desde o México até a Colômbia, Equador, Peru e Bolívia onde recebe o nome de Helechos Gigantes sendo considerados os maiores do mundo alcançando o maior deles 10 m de altura.  Na Austrália e Nova Zelândia ocorre uma outra espécie de Xaxim conhecida como Tree Fern ( Dicksonia Antarctica ).

Ocorrência do Xaxim ( Dicksonia Sellowiana )




Na foto dá pra ver a dimensão desses xaxins comparados com minha altura de 1,80 m. 


Cachoeira da Neve 
Bela queda de 85 m da Cachoeira da Neve

Quando a temperatura atinge valores negativos essa cachoeira forma pequenos cristais de gelo com sua queda d`água de 85 m porem ela não congela completamente, assim ocorre o acumulo de gelo em sua base. Devido a esse lindo espetáculo ela recebeu o nome de Cachoeira da Neve

Nenhum comentário:

Postar um comentário