sábado, 20 de agosto de 2016

Pinheirão de Pericó, a maior araucária do Brasil.

Minha aventura começou na pequena vila de Pericó que fica cerca de 26 km de São Joaquim SC.

Cheguei em Pericó a procura da maior araucária da serra e qualquer pessoa da vila sabe onde fica o pinheiro gigante.
A araucária gigante está localizada dentro de uma propriedade particular conhecida como Fazenda Pinheirão e fica a 5 km de Pericó.
Casa sede da Fazenda Pinheirão onde começa a trilha.
A trilha para o pinheiro possui várias bifurcações dentro da mata
Trilha repleta de xaxins e araucárias
O caminho é complicado devido as bifurcações, mas os xaxins servem de guias até o gigantesco pinheiro

A medida que ia me aproximando ficava imaginando a árvore que só havia visto em fotos

E o sonho de conhecer a maior araucária do Brasil se realizava.


E aqui está o famoso Pinheirão de Pericó.

Com 40 m de altura e circunferência de 15,20 m na base e 8,20 m no tronco ( 2,5 m no tronco acima da base ), com idade aproximada de 900 anos, essa pode ser a maior araucária do Brasil.




Na base existe uma deformidade natural que possibilita a passagem de uma pessoa montada em um cavalo.
No local existe uma bela concentração de xaxim ( Dicksonia sellowiana )
A araucária foi muito explorada no brasil até meados da década de 90 e isso levou a espécie a beira da extinção, restando apenas 1 % de sua área original. Muitos pinheiros com essas dimensões foram derrubados e hoje é raro encontrar esses gigantes na mata.
No Brasil a araucária está associada aos climas mais frios dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e trechos de serra de São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro, juntamente com a Serra da Mantiqueira. A ocorrência mais setentrional da araucária fica na Serra do Caparaó ( divisa de Minas Gerais com Espírito Santo ), em número bastante reduzido.
A araucária ocorre também na província de Missiones na Argentina. Na cordilheira dos Andes, divisa do Chile com a Argentina também ocorre a araucária, porem outra espécie conhecida como Pehuen ( araucaria araucana ). Outras espécies de araucárias são encontradas também na Austrália ( araucaria bidwillii ), na Nova Guiné ( araucaria hunsteinii ) e mais 14 espécies na ilha de Nova Caledônia. ( wikipédia )

Na serra catarinense a araucária tem seu plantio natural com a ajuda da gralha azul que enterra as sementes e acaba esquecendo.













Mais antiga que o descobrimento do Brasil.






Um comentário:

  1. Olá, se puder indicar a localização exata eu agradeço, estou cadastrando no GPS Waze e infelizmente não consegui localizar o local no mapa. Obrigado.

    ResponderExcluir